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Como ficar motivado

Quantos de vocês já fizeram dieta e na metade do caminho desistiram?

Acredito que a maioria das pessoas responderam sim! Isso é muito comum acontecer pela falta de motivação. No início é aquela empolgação, mas no meio já vai pintando aquele desânimo e os velhos hábitos voltam novamente.  Por que estou falando sobre isso? Muita gente não sabe, mas eu sou psicóloga e amo ler. E nessas minhas leituras, pesquisas, vi uma matéria que saiu no Harvard Health Publications sobre motivação, interessantíssima. Olha só!

Motivação é um dos aspectos mais importantes de um estilo de vida saudável. O psiquiatra da Harvard, Srini Pillay afirma que quando um paciente o procura, ele sempre tem uma lista de objetivos. “Eles querem perder peso, mudar a dieta e estão muito sérios sobre isso. Mas um mês depois, estão fazendo a mesma coisa que faziam antigamente. Uma das primeiras coisas que eu tento mostrá-los é que o estresse faz com que eles regridam e isso é uma informação embasada em pesquisas.” Ele afirma que o estresse faz que com que hábitos perpetuem no nosso cérebro e quando você fica estressado, seu cérebro te coloca no que ele chama de hábito infernal. “Se nós não cuidamos do estresse, não vamos conseguir fazer nenhuma das mudanças que precisamos fazer para que sigamos em frente.”

Ele também explicou que existem dois tipos de prazer: Hedonia e Eudaimonia. “Hedonia é um prazer mais superficial, do tipo que você quer esta bonita para ficar bonita em um biquíni. Eudaimonia é um prazer sobre o bem-estar. É um sentimento muito mais profundo em você, que faz com que você sinta que as mudanças que você está fazendo, não são somente para parecer bem, mas elas são importantes para a sua vida. Como por exemplo, querer ficar saudável para estar bem daqui 40 anos e poder estar presente para os seus netos.” Ele afirma que o nível ideal que ele quer que as pessoas cheguem é à um nível mais ilusório, já que o senso de propósito não nada mais do que isso. “Quando Aristóteles falou sobre isso, ele afirmou que o senso de propósito é simplesmente um sentimento que existe para o seu próprio interesse. Você sente que tem uma direção para a vida, que você tem um propósito, e as coisas que você faz, seja perder peso, ouvir uma música que você ama, são essenciais se contribuem para o seu senso de propósito. O termo que Aristóteles usava para o senso de propósito era virtude, e ele usava para indicar que o que importava sobre o senso de propósito era você.”

Esse profundo senso de propósito tem muito a ver com nosso bem-estar. Propósito não só sobre sacrificar, não é sobre dar porque você se sente obrigado a dar ou porque as pessoas vão achar que você é uma pessoa boa. O primeiro passo começa com você. Se aceitar e reconhecer que há várias coisas com que se preocupar, e que você não consegue fazer tudo perfeitamente todos os dias. O melhor é dar um passo para trás e rever quais as coisas que você pode controlar e quais as que você não pode controlar e aprender a deixar as coisas que você não pode controlar. Depois que você faz isso, você começa a olhar mais de perto seus objetivos e começa a especificar mais suas intenções para aquele objetivo. Implementando essas intenções no seu dia-a-dia, faz com que seu objetivo seja mais real. Estudos mostram que quando você presta atenção no senso de propósito e significado, você aciona o centro de recompensa do seu cérebro e isso pode protegê-lo de depressão futura.

Seus objetivos devem sempre serem importantes para você. “Se você se lembrar que sua verdade importa” diz o Dr. Pillay, “ela vai se tornar cada vez mais importante porque você vai se sentir bem quando colocá-la em prática. O que realmente importa, mesmo que você não saiba imediatamente o que você quer, é colocar as suas verdades em perspectiva. Pergunte a si mesmo sobre sua Eudaimonia. Qual o meu significado? Qual meu propósito? O que importa para mim? Porque nós sabemos que se você cuidar do que é importante para você, você vai inspirar um senso de doação nas outras pessoas.

Fonte: Terry Schraeder – Harvard Health Publications

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